A Baneses recebeu, na última segunda-feira (24), representantes da XP Advisory e gestores convidados para um encontro dedicado à análise do cenário macroeconômico local e internacional, às perspectivas das principais classes de ativos e às tendências que devem orientar a previdência complementar nos próximos anos.

Participaram do evento Fernando Fenólio, Economista-Chefe da WHG Asset; Tiago Bellodi, Head de Gestão da XP Advisory; e Igor Rezende, Head de RI da Távola Capital, que compartilharam suas leituras sobre mercado, alocação estratégica e desafios para o segmento de fundos de pensão.

O encontro reuniu a Diretoria Executiva da Baneses, membros das gerências e da equipe de investimentos, além de representantes do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Comitê Técnico de Investimentos, do Banestes S.A., da Banestes DTVM e das fundações parceiras Preves e Capital Prev. A iniciativa reforça o compromisso institucional com a transparência, a troca técnica e o aprimoramento contínuo da gestão previdenciária.

“O objetivo foi tentar esclarecer um pouco quais são as grandes teses de investimento que estão sendo discutidas lá fora. E eu acho que, para os fundos de pensão no geral, isso é também uma importância muito grande. Você ter um pouco do seu patrimônio alocado lá fora vai te trazer um pouco mais de estabilidade e previsibilidade ao longo do tempo”, disse Fernando Fenólio (WHG Asset).

“A gente trabalha num mundo que está constantemente em mudança, é o nosso papel se atualizar, é o nosso papel questionar se o que estava acontecendo segue acontecendo, é o nosso papel buscar pensar diferente. A grande lição que traz desse ano é como a gente tem que estar sempre de cabeça aberta para fazer coisa nova. E essas trocas com os clientes também são sobre isso”, reforçou Tiago Bellodi (XP Advisory).

“É um grande desafio para as entidades de previdência hoje no Brasil pensar em alocação em ativos de risco, dado o patamar de remuneração que pode ser encontrado na renda fixa. Trazer especialistas de diversos segmentos, sem dúvida, contribuiu muito para a formatação de um pensamento mais sólido e realista sobre o futuro da alocação do segmento para os próximos anos”, destacou Igor Rezende (Távola Capital).

BNP Paribas Asset Management encerra a semana na Fundação

Fechando a semana dedicada à agenda de investimentos, a Baneses recebeu, na sexta-feira (28), a BNP Paribas Asset Management para um bate-papo sobre diversificação, riscos e oportunidades no cenário econômico global e local.

O encontro contou com a participação de Damont Carvalho, Senior Portfolio Manager, que ressaltou a importância desse tipo de evento “para poder difundir informações, aumentar a curva de aprendizado e fazer a troca de informações sobre investimentos, sobre portfólio, sobre diversificação de portfólio local, internacional e fazer essa interação, essa troca num cenário tão importante como a gente tem hoje. Um cenário que estamos prestes a ter uma eleição no ano que vem, corte de taxas de juros, um cenário internacional bastante desafiador, com as movimentações globalmente falando tanto de portfólio quanto de tarifas, movimentações políticas e econômicas, que são extremamente importantes na construção, a várias mãos, de um portfólio ideal para o Participante”.

A conselheira Mônica Cade, membra do Conselho Deliberativo da Baneses, também comentou sobre a importância da iniciativa: “Parabéns aos envolvidos nesses eventos. É uma oportunidade de participarmos, trocarmos experiências, interagirmos com os gestores. Nós que estamos nessa missão do Conselho, deliberando sobre assuntos importantes do dia a dia, tendo essa troca, essa interação. Acho que cada vez mais essa proximidade vem embasar a tomada de decisões estratégicas para a Fundação como um todo”, concluiu.

Café Com Gestor

Esses eventos fizeram parte da nossa série #CaféComGestor, que promove encontros com especialistas e parceiros do mercado financeiro com o objetivo de fortalecer a transparência, o diálogo e a tomada de decisões estratégicas na gestão dos investimentos da Fundação.