História
Fundada no dia 11 de julho de 1972, a Fundação Banestes de Seguridade Social (Baneses) é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), sem fins lucrativos, que tem como missão maior permitir a seus participantes e assistidos a aposentadoria com qualidade de vida. Pioneira no segmento de previdência privada do Estado do Espírito Santo, é uma das mais antigas do país.
A Baneses surgiu a partir da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), que tinha por objetivo oferecer empréstimos e auxílios aos funcionários do banco. Nessa época, a complementação de aposentadoria para esses funcionários ficava sob a responsabilidade do próprio Banestes.
A partir da iniciativa da diretoria da Caixa Beneficente e do Banestes, nasceram os estudos para a implantação de um fundo de pensão que garantisse, com mais segurança e estrutura, benefícios aos seus participantes e dependentes. Finalizado os estudos e aprovado por unanimidade, em assembleia geral dos funcionários, a Caixa Beneficente foi transformada no que hoje é a Fundação Banestes de Seguridade Social – Baneses.
A Regulamentação
Em 15/07/77, foi editada a Lei 6435, que veio a disciplinar o funcionamento das entidades de previdência privada, submetendo-as à regulação e fiscalização do Ministério da Previdência Social. Atualmente, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar, como a Baneses, são reguladas pelas leis complementares 108 e 109, ambas de 29/05/2001.
Mudança de Planos
O dia 01 de maio de 1998 marcou o início de um novo momento na história da Baneses. Naquela data, entrou em vigor um novo Plano de Benefícios: o Plano II de Aposentadoria (então na modalidade Contribuição Definida), em substituição ao plano de Benefício Definido existente (que passou a ser informalmente conhecido como “Plano I”). Posteriormente, em 2005, seguindo a normatização definida pela Resolução CGPC n.º 16, de 22/11/2005, o Plano II passou a ser identificado na modalidade de Plano de Contribuição Variável.
Em 31 de outubro de 2013, o Plano II de Aposentadoria foi fechado para novas adesões, dando-se início à construção de um novo Plano. No dia 02 de maio de 2017, após um trabalho minucioso e complexo, a Fundação lançou o Plano III de Aposentadoria, identificado na modalidade de Contribuição Definida.
Solidez e equilíbrio
Todos os processos de mudança de Planos, Regulamento ou Estatuto são acompanhados de muito estudo técnico, fiscalização e cautela. Apresentam-se diante da necessidade do equilíbrio atuarial e da adequação à realidade da época.
A trajetória da Fundação é marcada pela busca constante da valorização do patrimônio para a garantia dos benefícios de seus Participantes e Assistidos. Os investimentos e as reestruturações da Entidade acompanham, com segurança, as tendências e necessidades dos fundos de pensão e garantem à Baneses a sua perenidade. Novos participantes, novos conceitos e novas estratégias fazem com que essa história seja escrita com valores que agregam à certeza de um futuro tranquilo a todos que dela fazem parte.