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Serviços Baneses

Empréstimos Benefícios Investimentos Imposto de renda Votação App e Área Exclusiva do Participante/Assistido Informações pessoais

Empréstimos

Como solicitar um empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Clique em Novo Contrato e siga as etapas;
  4. Ou clique em Iniciar Simulação e solicite a contratação ao final.

Dúvidas: CONTATO

Como simular um empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Clique em Iniciar Simulação e siga as etapas.

Dúvidas: CONTATO

Como consultar meu limite e minha margem disponíveis?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos.

Dúvidas: CONTATO

Como liquidar parcialmente o meu empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Na lista Contratos Ativos, na coluna Serviços Disponíveis, selecione Liquidação Parcial para cada contrato que desejar e siga as etapas.

Dúvidas: CONTATO

Como liquidar totalmente o meu empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Na lista Contratos Ativos, na coluna Serviços Disponíveis, selecione Liquidação Antecipada para cada contrato que desejar e siga as etapas.

Dúvidas: CONTATO

Como aumentar ou reduzir o meu prazo de empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Na lista Contratos Ativos, na coluna Serviços Disponíveis, selecione Alteração de Prazo para cada contrato que desejar e siga as etapas.

Dúvidas: CONTATO

Como suspender temporariamente o meu empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Na lista Contratos Ativos, na coluna Serviços Disponíveis, selecione Suspensão Programada para cada contrato que desejar e siga as etapas.

Dúvidas: CONTATO

Como reformar meu contrato de empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Clique em Novo Contrato;
  4. Selecione a opção Reformar Contrato de Empréstimo.

Dúvidas: CONTATO

Como migrar meu contrato de empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Na lista Contratos Ativos, na coluna Selecione o serviço, selecione Migração de circular para dar início à migração;
  4. Analise o Quadro comparativo e assinale os campos necessários;
  5. Escolha um novo prazo de contrato, ou apenas clique em avançar para manter o prazo atual;
  6. Revise o resumo da sua solicitação, clique em Confirmar para confirmar sua solicitação de migração, em Voltar para retornar à etapa anterior, ou em Cancelar para cancelar a operação.

Obs.: atente-se que, após a confirmação da migração de contrato, não há a possibilidade de reversão.

Dúvidas: CONTATO

Como obter extrato do meu empréstimo?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de Empréstimos;
  3. Na lista Contratos Ativos, na coluna Serviços Disponíveis, selecione Extrato para obter o extrato do contrato desejado;
  4. Ou então selecione Ver Contratos Encerrados e, em seguida, Visualizar Extrato, caso queira extrato de um contrato já encerrado.

Dúvidas: CONTATO

Como obter meu saldo devedor em 31 de dezembro?

Até que este arquivo esteja disponível para retirada na Área Exclusiva, pedimos que entre em CONTATO com a Fundação solicitando o seu Saldo Devedor em 31 de Dezembro.

Como solicitar o Seguro Prestamista?

O Seguro Prestamista tem como objetivo o pagamento de prestações ou a quitação do saldo devedor de empréstimo em casos de morte, invalidez permanente ou invalidez temporária.

Para solicitar o Seguro Prestamista para o seu contrato de empréstimo, entre em CONTATO com a Baneses.

Benefícios

Como me inscrever na Baneses?

  1. Preencha todos os formulários abaixo:
    1. Termo Individual de Inscrição de Participante;
    2. Termo de Opção pelo Benefício de Risco;
    3. Termo de Autorização para Débito em Conta Corrente;
    4. Declaração – Pessoa Politicamente Exposta (PPE);
    5. Declaração – FATCA;
    6. Declaração de entrega de todos os documentos para Inscrição.

Obs.: todos formulários podem ser acessados aqui.

  • Providencie cópias dos documentos abaixo:
    1. Carteira de Trabalho (parte da foto, qualificação civil e todos os contratos de trabalho);
    2. Documento de Identidade com foto;
    3. CPF;
    4. Certidão de Casamento do Participante (se casado);
    5. Certidão de Nascimento do Participante (se solteiro);
    6. Certidão de Nascimento dos Beneficiários;
    7. Em caso de Companheiro (a), enviar cópia do Documento de Identidade com foto;
    8. Comprovante de Residência.
  • Envie os documentos para a Baneses (malote: CID 8200) ou Av. Princesa Isabel, 574, Ed. Palas Center, Bloco A, 16º andar, Centro, Vitória, ES, CEP 29010-360.

Dúvidas: CONTATO

Como alterar o meu percentual de contribuição?

  1. Acesse o formulário de Alteração de Percentual de Contribuição do seu Plano:
  2. Imprima o documento;
  3. Preencha todos os campos (contribuição mínima de 3% e máxima de 100%);
  4. Envie o formulário assinado para a Baneses (malote: CID 8200) ou Av. Princesa Isabel, 574, Ed. Palas Center, Bloco A, 16º andar, Centro, Vitória, ES, CEP 29010-360.

Obs.: Se quiser adiantar o seu processo, envie uma cópia digitalizada para falecomagente@baneses.com.br. Porém, é imprescindível o envio da cópia física original.

Obs.2: Conforme disposto nos Regulamentos do Plano II (B.7.1.1.1) e do Plano III (Art 44, inciso I), os pedidos de alteração de percentual precisam ser feitos com, no mínimo, 30 dias de antecedência à data da folha de pagamento.

Dúvidas: CONTATO

Como solicitar minha aposentadoria?

  1. Acesse o menu Institucional > Nossos Planos e verifique se você preenche os requisitos necessários para requerer algum tipo de aposentadoria referente ao seu Plano de Benefícios;
  2. Prepare toda a documentação necessária: RG, CPF, último contracheque, rescisão do vínculo empregatício e Carta de Concessão de Aposentadoria fornecida pelo INSS (não necessária para Aposentadoria Antecipada);
  3. Entre em contato com a Baneses pelo 27 3383-1903 e agende o seu atendimento.

Dúvidas: CONTATO

Como obter o meu Demonstrativo de Pagamento (contracheque)?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Meus Demonstrativos;
  3. No campo Demonstrativos de Pagamento, selecione o ano e o mês do qual deseja obter o documento;
  4. Clique em download para salvar o documento.

Dúvidas: CONTATO

Como sacar a minha reserva?

  • Participante (Ativo)

O Participante poderá realizar o Resgate por Desligamento quando houver o Término do Vínculo Empregatício e não quiser optar pelo recebimento do Benefício de Aposentadoria.

O valor é equivalente a 100% da reserva acumulada pelo Participante, em qualquer hipótese. Já o valor da reserva acumulada pelo Patrocinador a ser resgatado dependerá do Plano de Benefício do qual o Participante faz parte e do tempo de contribuição ao Plano.

O Resgate por Desligamento está sujeito à incidência de Imposto de Renda.

Dúvidas: CONTATO

  • Assistido (Aposentado ou Pensionista)

Se você já optou pelo recebimento do benefício mensal de aposentadoria, ou recebe a pensão por morte, poderá optar pelo Pagamento Único apenas quando o valor do seu benefício mensal estiver inferior a 1,5 salário mínimo (um salário mínimo e meio).

Nesses casos, o valor é referente a 100% da reserva total, e está sujeito a incidência do Imposto de Renda.

Dúvidas: CONTATO

Como suspender as minhas contribuições?

A suspensão de contribuição só é permitida em dois casos.

A primeira é para aqueles Participantes que estão em auxílio-doença, a partir do momento em que já recebem exclusivamente o auxílio do INSS.

Outra possibilidade de suspensão é quando o Participante (Plano II) se torna elegível à aposentadoria normal, momento em que o Patrocinador para de efetuar suas contribuições.

Nessa hora, o Participante pode optar por aumentar o seu percentual de contribuição para compensar a contribuição do Patrocinador, manter a contribuição como estava, ou então suspender a contribuição, arcando apenas com as Contribuições Extras (custeios administrativos) de Participante e de Patrocinador.

Em nenhum outro caso está prevista a suspensão de contribuição.

Dúvidas: CONTATO

Como cancelar a minha inscrição?

Para cancelar a inscrição, o Participante deve entrar em contato com a Baneses solicitando o cancelamento.

Vale ressaltar que, ainda que haja o cancelamento da inscrição, o saque da reserva só poderá ser feito após o Término do Vínculo Empregatício com o Patrocinador (rescisão de contrato de trabalho).

Dúvidas: CONTATO

Como alterar os meus beneficiários de pensão por morte?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que os Beneficiários estão definidos em Regulamento e, no momento da morte do Participante, o Regulamento prevalecerá independentemente de quem estiver, naquele momento, cadastrado como Beneficiário na Fundação.

De acordo com o Regulamento do Plano II:

Serão considerados Beneficiários dos Participantes do Planos II de Aposentadoria da Baneses as pessoas físicas que vivam, comprovada e justificadamente, sob a dependência econômica do Participante, de acordo com a ordem de precedência do direito ao recebimento do benefício mensal de Pensão por Morte:

  1. O cônjuge, a companheira do Participante ou o companheiro da Participante, o filho e o enteado até completar a idade de 24 anos ou, quando inválido, a qualquer idade;
  2. Os pais;
  3. O irmão, de qualquer condição, até completar 24 anos ou, quando inválido, a qualquer idade.

Os Beneficiários de mesma classe concorrem em igualdade de condições e a existência de Beneficiários de classe precedente exclui do direito os das classes seguintes.

De acordo com o Regulamento do Plano III:

Os Beneficiários dos Participantes do Plano III de Aposentadoria da Baneses são o(a) cônjuge, companheiro(a), filhos e enteados inválidos ou até 24 (vinte e quatro) anos de idade, inscritos no Plano III de Aposentadoria pelo Participante ou Aposentado, todos para fins de recebimento do Benefício de Pensão por Morte.

Na inexistência do grupo descrito no parágrafo anterior, serão considerados aqueles inscritos como Beneficiários Indicados pelo Participante ou Aposentado.

Para alterar a lista de Beneficiários em seu cadastro na Baneses, basta enviar os nomes completos que deseja incluir e/ou excluir para falecomagente@baneses.com.br.

Dúvidas: CONTATO

Como alterar os meus beneficiários indicados para pecúlio?

Beneficiário Indicado é qualquer pessoa física, independentemente do grau de parentesco, inscrita pelo Participante conforme previsto nos Regulamentos dos Planos II e III, para fins de recebimento do Pecúlio por Morte.

No caso do Plano II, Pecúlio por Morte é o equivalente a 10 (dez) vezes o Salário de Participação do Participante, dividido em partes iguais a todas as pessoas que ele tiver listado como seus Beneficiários Indicados.

No Plano III, Pecúlio por Morte é o adiantamento de 15% do valor do Capital Segurado, se este tiver sido contratado pelo Participante, e destinado aos Beneficiários Indicados somente na ausência dos Beneficiários definidos pelo Regulamento.

Para alterar a lista de Beneficiários Indicados em seu cadastro na Baneses, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o formulário de Indicação de Beneficiários Indicados do seu Plano:
  2. Imprima o documento;
  3. Preencha todos os campos com as indicações desejadas;
  4. Envie o formulário assinado para a Baneses (malote: CID 8200) ou Av. Princesa Isabel, 574, Ed. Palas Center, Bloco A, 16º andar, Centro, Vitória, ES, CEP 29010-360.

Obs.: Ainda que queira incluir um novo nome, é necessário preencher com todos os nomes que deseja indicar, pois este novo formulário substituirá o anterior.

Obs.2: Se quiser adiantar o seu processo, envie uma cópia digitalizada para falecomagente@baneses.com.br. Porém, é imprescindível o envio da cópia física original.

Dúvidas: CONTATO

Investimentos

Como acompanhar a rentabilidade dos investimentos da Baneses?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Documentos Gerais;
  3. No campo Investimentos, acesse os Informativos Financeiros.

Dúvidas: CONTATO

Como acessar a Política de Investimentos do meu Plano?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Documentos Gerais;
  3. No campo Investimentos, acesse os documentos em Política.

Dúvidas: CONTATO

Imposto de Renda

Como obter o meu Informe de Rendimentos para Declaração do IRPF?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Documentos IRPF ou Meus Demonstrativos;
  3. No campo Informe de Rendimentos, selecione o ano desejado;
  4. Clique em download para salvar o documento.

Obs.: opção disponível exclusivamente para Aposentados e Pensionistas. Os Participantes (Ativos) devem solicitar o Informe de Rendimentos diretamente com sua fonte pagadora.

Dúvidas: CONTATO

Como obter o valor das minhas contribuições para Declaração do IRPF?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Documentos IRPF ou Meus Demonstrativos;
  3. No campo Informe de Rendimentos, selecione o ano desejado;
  4. Clique em download para salvar o documento.

Obs.: opção disponível exclusivamente para Participantes (Ativos) que ainda estão em fase de composição de reserva.

Dúvidas: CONTATO

Votação

Como votar na Baneses?

  1. Durante o Período de Votação, acesse o site da Baneses (www.baneses.com.br);
  2. Clique no banner (imagem) referente à Eleição;
  3. Siga as instruções apresentadas;
  4. Vote utilizando sua senha individual.

Dúvidas: CONTATO

Como recuperar a minha senha de votação?

  1. Durante o Período de Votação, acesse o site da Baneses (www.baneses.com.br);
  2. Clique no banner (imagem) referente à Eleição;
  3. Informe o seu CPF e clique em “esqueci minha senha”;
  4. Informe seu e-mail cadastrado na Baneses;
  5. Siga as instruções apresentadas.

Dúvidas: CONTATO

App e Área Exclusiva do Participante/Assitido

Como me cadastrar para acessar o App e a Área Exclusiva?

  1. Acesse o App da Baneses, ou então a Área Exclusiva do site, no canto superior direito da tela;
  2. Clique em Meu primeiro acesso;
  3. Preencha, imprima e assine o formulário;
  4. Reconheça a assinatura por meio de uma das quatro formas abaixo:
    • Por um gerente do Banestes. Pode ser gerente bancário ou qualquer outro gerente das empresas do Sistema Financeiro Banestes. Se você for o gerente, o reconhecimento pode ser feito pelo seu superior imediato;
    • Por um empregado da Baneses. Para isso, você deve nos enviar uma cópia do Termo assinado e também do seu documento de identidade para conferência da assinatura;
    • Em cartório;
    • Por assinatura com Certificado Digital (e-CPF). Nesse caso, dispensa-se a necessidade de impressão, bastando assinar o Termo em pdf com o Certificado Digital e nos enviar por e-mail (falecomagente@baneses.com.br).
  5. Envie o formulário para a Baneses (malote: CID 8200) ou Av. Princesa Isabel, 574, Ed. Palas Center, Bloco A, 16º andar, Centro, Vitória, ES, CEP 29010-360;
  6. Quando o formulário chegar à Baneses e for cadastrado, aguarde o recebimento de um e-mail com instruções para criar a sua senha de acesso à Área Exclusiva.

Obs.: Se quiser adiantar o seu processo de cadastro, envie também cópia digitalizada ou foto legível e em boa resolução para falecomagente@baneses.com.br. Porém, é imprescindível o envio da cópia física original.

Dúvidas: CONTATO

Como obter uma nova senha para acessar o App e a Área Exclusiva?

  1. Acesse o App da Baneses, ou então a Área Exclusiva do site, no canto superior direito da tela;
  2. Clique em Esqueci minha senha;
  3. Siga as instruções apresentadas.

Obs.: Caso você já esteja logado na sua Área Exclusiva, é necessário, antes de iniciar os passos, sair dela clicando em “Clique aqui para sair” na parte superior da tela.

Dúvidas: CONTATO

Como acompanhar as solicitações que fiz à Baneses pelo site?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Central de solicitações;
  3. Veja as Solicitações atuais e clique em Solicitações antigas caso queira ver as anteriores.

Dúvidas: CONTATO

Informações pessoais

Como alterar meu endereço cadastrado?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Participante/Assistido > Dados Pessoais;
  3. No campo Localização, clique em Quero solicitar alteração de endereço;
  4. Para endereços fora do Brasil, é necessário entrar em contato com a Baneses.

Dúvidas: CONTATO

Como alterar minhas informações de contato?

  1. Acesse o App da Baneses ou a Área Exclusiva do site;
  2. Acesse o menu Participante/Assistido > Dados Pessoais;
  3. No campo Contatos, clique em Quero solicitar alteração de contatos.

Dúvidas: CONTATO