O processo de prova de vida dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já começou em alguns bancos, mas será intensificado em março, conforme antecipou o R7. Porém, para aqueles que recebem por meio de crédito em conta na Caixa Econômica Federal, o recadastramento será iniciado em maio.

 O processo de prova de vida para os segurados da Previdência Social que recebem com cartão magnético é feito anualmente. Porém, a partir deste ano, o procedimento passa a abranger também os que recebem por meio de crédito em conta corrente ou poupança. Quem não passar pelo processo corre o risco de perder o benefício.

Cinco milhões de beneficiários serão convocados para o recadastramento na Caixa, por meio de mensagem nos rodapés dos extratos e comprovantes de saques, ou ainda pelo Internet Banking. Após o recebimento das mensagens, os aposentados e pensionistas terão 30 dias para comprovar que estão vivos.

Para isso, deverão se dirigir à agência da Caixa onde têm conta, com o cartão magnético e um documento de identificação com foto (carteira de identidade, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a Caixa, os aposentados e pensionistas do INSS devem aguardar o comunicado do banco e não precisam comparecer às agências antes da convocação.

A prova de vida é obrigatória a todos os segurados como forma de evitar fraudes. Quem não realizar o processo corre o risco de perder o benefício. Em caso de dificuldade de locomoção, o beneficiário deverá nomear um procurador.   (Agência Brasil/Portal R7).