Não, não é. Há diferenças entre previdência privada fechada- dos fundos de pensão- e a previdência privada aberta- os PGBLs e VGBLs de bancos.
Os fundos de pensão, por serem previdência fechada, estão acessíveis só aos empregados da mesma empresa, sindicalizados do mesmo sindicato ou cooperados da mesma cooperativa. A PREVI é excelente, mas é só para os empregados do Banco do Brasil.

Já na previdência aberta, como o próprio nome diz, qualquer cidadão, individualmente, pode contratar um PGBL em qualquer banco.

Agora, a diferença mais importante entre fundo de pensão e previdência de banco é que neste há finalidade lucrativa e no fundo de pensão não.
Quando você contrata um PGBL, o banco aplica teu dinheiro no nome dele no mercado financeiro. Quando o dinheiro retorna ao banco, este tem que remunerar o capital do seu acionista, pagar a força de vendas- os gerentes e corretores- e custear as despesas com marketing e propaganda nas TVS, jornais e, hoje, até em campo de futebol. O que sobra é que vai para a conta do PGBL do segurado.
Essas três naturezas de gastos não existem nos fundos de pensão. Seus donos são os próprios segurados e a rentabilidade é toda repassada a eles.
Daí que fundo de pensão é mais barato, rende mais e é mais seguro. (Renato Follador – Rádio CBN)