Olá! Compartilhamos com vocês as respostas às seguintes dúvidas de alguns participantes.

Por que a prestação do meu empréstimo na Baneses subiu?

O empréstimo da Baneses é pós-fixado, atrelado à variação do IGP, acompanhando a Meta Atuarial do Plano II da Baneses. Nos últimos 12 meses, o IGP teve um aumento incomum, acumulando 17,94% (informação atualizada em 22/10/2020).

A taxa de empréstimos pode ser menor ou igual à meta atuarial?

A legislação não permite. Ela prevê que a taxa de empréstimo ao Participante deve ser superior à meta. Ela deve conter percentuais adicionais para cobrir os custos administrativos e os riscos da operação. Diferente do que muitas pessoas pensam, essas operações apresentam inadimplências ocasionadas por motivos diversos de incapacidade de pagamento, como demissão, redução de salário, doença, acréscimo de outro custo pessoal ou familiar, etc. Embora tenha garantia adicional do pecúlio (em caso de morte) e da reserva, em alguns casos ocorre a judicialização.

Se a taxa do empréstimo for inferior ou igual à meta atuarial, causará perdas ao conjunto dos Participantes, seja porque contribui para o desequilíbrio, uma vez que o Plano conta com a meta para honrar seus compromissos atuariais, seja pelos custos de administração e inadimplência não cobrados, de responsabilidade de um grupo específico (tomador do empréstimo), mas que, nesses casos, serão transferidos aos demais Participantes.