Da Redação (Brasília) – A Polícia Federal prendeu hoje o diretor-presidente da Clínica Pró-Amor, um ex-sargento aposentado que intermediava o fornecimento de laudos médicos adulterados para a quadrilha que fraudava a Previdência Social no Espírito Santo. Ele é o 49º preso pela operação Sufrágio-Eleitoral, que está sendo realizada desde ontem pela Força Tarefa Previdenciária. Também foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão na região da Grande Vitória.

Entre os presos estão 4 pessoas ligadas a um deputado estadual – a filha, a ex-mulher, um vice-prefeito e um vereador do município de Cariacica -, 5 servidores administrativos, 5 peritos médicos, 5 médicos de clínicas particulares, 13 despachantes e 17 beneficiários. A PF deve prender o último envolvido nas próximas horas. O deputado estadual, que segundo a investigação é o líder da quadrilha, é perito médico licenciado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A operação recebeu o nome de Sufrágio-Eleitoral depois que investigadores encontraram indícios de aproveitamento político-eleitoral por parte dos criminosos. Os mandados de prisão que ainda não foram concluídos devem ser executados nas próximas horas. A quadrilha concedia auxílios-doença e aposentadoria por invalidez fraudulentos. E os beneficiários ficavam na lista de futuros eleitores do deputado.

Segundo a Assessoria de Pesquisas Estratégicas e Gerenciamento de Risco do Ministério da Previdência Social, desde o ano passado, sem contar a Operação Sufrágio-Eleitoral, foram presas 306 pessoas, sendo 6 peritos médicos, 33 servidores administrativos e 183 intermediários, os conhecidos despachantes.

Informações para Imprensa
Cristiano Gomes
(61) 3317-5113
ACS/MPS

 Fonte: www.previdencia.gov.br