Da Redação (Brasília) – Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem mais de um salário mínimo terão o pagamento liberado a partir desta quarta-feira (2). Também neste dia prossegue o pagamento dos que têm benefícios com valor inferior ou igual a um salário mínimo, mas que têm número final do cartão de pagamento de seis a zero, desconsiderando-se o dígito.

Para quem recebe acima do piso nacional, serão pagos na quarta-feira (2) os benefícios com cartão de pagamento terminado em um e seis, desconsiderando-se o dígito. Na quinta-feira (3), recebem os de números dois e sete; na sexta-feira (4), os de números três e oito; no dia 7, próxima segunda-feira, os números quatro e nove; e, no dia 8, os números cinco e zero.

Também a partir desta quarta-feira (2), continua o pagamento dos que recebem até um salário mínimo e têm cartão de pagamento de seis a zero.

Até dezembro de 2008, o pagamento ocorrerá sempre nos cinco últimos dias úteis do mês para os que ganham até um salário mínimo, com número final do cartão de pagamento de um a cinco, e nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, para os demais.

Para evitar acúmulo de pessoas nos bancos em dias de expediente reduzido, como a quarta-feira de Cinzas, a MP nº 404, publicada no dia 12 de dezembro, estabelece também que serão considerados dias úteis apenas aqueles em que o expediente bancário seja realizado com horário normal de atendimento.

Com exceção da antecipação, todo sistema de pagamento dos benefícios do INSS permanecerá o mesmo.

Cartão – Para o aposentado que opta receber o benefício por meio do cartão magnético, é importante ficar atento aos alertas e informações fornecidos pelo funcionário do banco no momento da entrega do cartão. Este é um sistema seguro, moderno e que facilita o saque, mas requer atenção do usuário.

O beneficiário jamais deve fornecer sua senha a terceiros; não permitir que estranhos examinem o cartão sob qualquer pretexto, pois pode haver troca sem que se perceba; não anotar a senha em papéis ou rascunhos; ao escolher a senha, não utilizar números previsíveis como data de nascimento, número de telefone residencial, placa de automóvel.

Em caso de dúvida na operação do caixa eletrônico, o segurado deve se dirigir a um funcionário do estabelecimento bancário e nunca aceitar ajuda de estranhos ou pessoas não autorizadas. A modalidade de pagamento por meio de cartão magnético não é conta corrente, portanto o usuário não tem direito a cheques, mas também não paga tarifas.

Roubo ou perda do cartão – Assalto, furto, roubo ou perda do cartão magnético deve ser comunicado imediatamente à central de atendimento do banco, solicitando o seu cancelamento. Recomenda-se também o registro da ocorrência na delegacia mais próxima de onde o fato ocorreu.

É aconselhável que o beneficiário use, sempre que possível, terminais instalados em locais de grande movimentação, como shoppings, lojas de conveniência e postos de gasolina.

ACS/MPS: (61) 3317-5009/5113

Fonte: www.previdencia.gov.br