Prezado Participante
Estamos em meio a uma crise financeira mundial séria. E, neste momento, é natural que sua atenção também se volte para a Fundação Banestes, na tentativa de entender quais os reflexos em seu fundo de pensão. Afinal, não sabemos o que ainda virá pela frente.
Apesar da crise mundial que atingiu fortemente todos os investidores nos últimos meses, a Fundação Banestes, com sua tradicional característica de um fundo de pensão mais conservador em aplicações e com medidas prudenciais da Política de Investimentos, encontra-se em uma situação diferenciada para enfrentar essa turbulência.
Até o momento não houve perda em nosso patrimônio, porque não perdemos nosso capital aplicado, nem em renda fixa nem em renda variável. Em dezembro de 2007, o patrimônio da BANESES era de R$ 954.867.308,12. No final de setembro de 2008, mês crítico no mercado mundial, nosso patrimônio está em R$ 1.007.018.118,78.
O que houve foi uma perda pontual em ganhos que já havíamos conquistado com investimentos no segmento da renda variável, diretamente impactado pela crise. Porém, 90% do patrimônio da Fundação Banestes estão aplicados em renda fixa e, apenas 8,23%, em renda variável, enquanto muitos fundos brasileiros estão com até 30% aplicados em bolsas de valores.
Além disso, essas quedas não podem ser classificadas como prejuízos, uma vez que os papéis não foram vendidos e nem deverão ser vendidos tão cedo pois os maiores compromissos do Plano sempre se realizarão no futuro.
Confira abaixo as aplicações da Fundação Banestes e, havendo dúvidas, estamos à disposição para esclarecimentos.
