As aposentadorias acima de um salário mínimo receberão a partir de segunda-feira (2) reajuste de 7,72%. O valor do acréscimo foi motivo de negociação durante um ano. Desde julho de 2009 o índice saiu dos 5,92% preliminares, chegou a 6,14% por meio de medida provisória do governo e foi ampliado para 7,72% no Congresso. Os aposentados abaixo do piso não sofrerão alteração no beneficio e já recebem normalmente desde a última semana.

De acordo com o gerente substituto da Agência de Previdência Social (APS) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Uberaba, Julio César Carneiro, além do reajuste, os pensionistas receberão em parcela única os atrasados de janeiro a junho. “Além do reajuste, os pensionistas vão receber os atrasados. O cálculo vai ser feito sobre o salário de dezembro e a diferença será depositada em única parcela” explica.

Gerência Regional do INSS em Uberaba compreende Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Sacramento, Veríssimo e Pirajuba. Segundo Carneiro, são 21.315 beneficiários com mais de um salário mínimo, o que custará para a Previdência Social uma despesa de aproximadamente R$ 24,5 milhões.

E como no mês de julho os aposentados receberão os atrasados referentes aos meses de janeiro a julho, vai gerar acréscimo extraoficial de R$ 2.187.334,20, para o pagamento da parcela única. Os segurados que tiverem dúvidas sobre o calendário de pagamento podem ligar para os operadores da Central 135.  (Jornal da Manhã)