O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o governo está empenhado em garantir que o brasileiro tenha um Natal excepcional com acesso a produtos da linha branca.
Mantega participou de um encontro com representantes do setor de varejo, em São Paulo, e ouviu o pedido formal para a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para a linha branca, que tem validade até o próximo dia 31. “Até o dia 31, sairá alguma decisao do governo. Estamos na reta final para fechar o ano e queremos que ele feche com chave de ouro. O governo estará empenhado para que as vendas continuem elevadas”, disse Mantega a jornalistas após a reunião.
O ministro disse que a conclusão a que chegou é que o setor tem repassado para os preços finais a redução do IPI, mas pediu que o varejo assuma dois compromissos, de gerar mais emprego e de fazer promoções de modo a dar mais vantagens ao consumidor. “Se a gente conseguir, aqui, formalizar esse compromisso, então podemos ter um acordo. Nós vamos conseguir dar o melhor Natal que o brasileiro já teve”. (Daniela Machado – Reuters/Executivos Financeiros)