A Fundação Banestes de Seguridade Social – Baneses divulgou, nesta terça-feira (19), os índices de reajuste dos benefícios de seus aposentados e pensionistas, válidos a partir deste mês de setembro (2017). Confira:

De uma forma resumida, podemos dizer que os principais índices que nos apontam qual será o reajuste possível para o ano são a inflação (IGP-DI) e a rentabilidade dos investimentos no mercado, observados durante o período de setembro do ano anterior a agosto do ano vigente.
DADOS DO PERÍODO (setembro de 2016 a agosto de 2017)
Rentabilidade do patrimônio: 10,4180%.
Inflação medida pelo IGP-DI: -1,6263%.
Inflação oficial do país (IPCA): 2,4558%
Deflação e rentabilidade excedente
Neste último período, tivemos uma situação um tanto quanto atípica: deflação (ou “inflação negativa”). O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), índice de inflação utilizado pelo nosso Plano de Aposentadoria, fechou em -1,6263%. Como o reajuste dos nossos benefícios está diretamente ligado ao IGP-DI, poderíamos dizer que, considerando apenas isso, não seria possível aplicar qualquer reajuste este ano.
Entretanto, tivemos o que chamamos de “rentabilidade excedente”. Se você esteve presente em alguma das apresentações do programa “Baneses com Você” que realizamos pelos municípios do estado nos últimos 4 anos, vai lembrar que, de acordo com o nosso Regulamento, a rentabilidade que ultrapassa IGP-DI + 6% é tratada como “rentabilidade excedente”, e metade dela é aplicada aos benefícios juntamente com o IGP-DI.
Então, a boa notícia é que, justamente por esse motivo, mesmo com o IGP-DI negativo, foi possível aplicar os índices de reajuste de 2,0662% (Plano I) e 1,2294% (Plano II).
Apresentações do “Baneses com Você”
Sabemos que não podemos prever quais serão os índices de reajuste dos benefícios nos próximos anos, pois isso depende do desempenho do mercado financeiro, que é altamente influenciado pelos cenários político e econômico do país.
Buscando esclarecer essas questões, a Fundação tem realizado o programa Baneses com Você todos os anos em diversos municípios do estado. Nessas apresentações, discutimos, numa linguagem mais simples, como funciona a lógica de reajuste dos benefícios, além de apresentar um consolidado dos nossos investimentos e tratar de outros temas importantes que estão em pauta naquele ano.
Caso ainda tenha alguma dúvida específica, fique à vontade para entrar em contato conosco:
(27) 3383-1900.