Na sexta-feira, dia 13, a Fundação Banestes esteve presente no encontro promovido em Vitória pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social – ICSS, órgão colegiado da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada – Abrapp.
O encontro teve como objetivo levar esclarecimentos relativos a certificação dos gestores de fundos de pensão, cumprindo, assim, a Resolução CMN 3792 de 24/09/2009. Economistas também falaram sobre o cenário macroeconômico atual e o que esperar até 2012.
Estiveram presentes a diretoria executiva da BANESES – Jussara Gonçalves Vieira, diretora-superintendente, que fez a abertura do evento , Fernando Valli Cardoso, diretor de Investimentos, e Deosdete Lorenção, diretor de Seguridade. Representando o ICSS os diretores Marise Theodoro da Silva Gasparini e Leandro Tavares. Também participaram membros dos Conselhos da BANESES, a diretoria da Faeces, da Funssest, do IPAJM, do Instituto Jerônimo Monteiro, do IPS, do IPAMV, e gerentes e assessores da Fundação Banestes.



Cenário Macroeconômico
Em parceria com uma instituição financeira, o ICSS também ofereceu aos presentes um painel sobre o cenário macroeconômico. Na opinião do economista Tales Rabelo, o Brasil vai continuar crescendo, recebendo investimentos e com a taxa de desemprego caindo. Tendo porém, uma parte desfavorável: a inflação. Isso é preocupante, segundo o economista, porque não vê por parte do governo nenhum choque deflacionário. A inflação em 2012 vai ficar acima da meta do Banco Central, não vai baixar e os juros devem continuar subindo. Devemos chegar ao próximo ano com uma inflação de 6% e os juros vão para 14%, na opinião do economista Tales Rabelo. Resumindo: 2011-2012 será um período bom para a economia mas com incertezas em relação a dinâmica da inflação e taxas de juros.
Certificação ICSS
A diretora Técnica do ICSS, Marise Theodoro falou sobre a importância e obrigatoriedade da certificação dos gestores dos fundos de pensão. Informou que mais de mil gestores de diversos fundos de pensão brasileiros se inscreveram para receber a certificação, um processo que começou há menos de um ano. Desses, 800 já foram certificados. Marise enfatizou o passo-a-passo para obter a certificação que confere à pessoa o reconhecimento de seus conhecimentos/habilidades para ser gestor de um fundo de pensão. Informou também que vai ser estudada a possibilidade de estender essa certificação aos gestores dos regimes próprios de previdência.

