A Fundação Banestes participou, na última terça (12) e quarta-feira (13), do 6º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão. O evento, sediado na cidade do Rio de Janeiro, contou com a presença dos mais diversos técnicos e diretores das entidades de previdência complementar do país.
Com o tema central “Comunicação e Relacionamento na versão 3.1”, as palestras e plenárias abordaram as diferentes práticas e tendências do marketing e da comunicação para um público cada vez mais segmentado e numa realidade de evoluções tecnológicas onde a distinção entre o mundo “físico” e “digital” vem se tornando menos palpável.
Para Dado Schneider, doutor em Comunicação e criador da marca de telefonia Claro, “as novas gerações já não fazem mais a distinção entre o real e o virtual. Até mesmo a nossa ou as gerações anteriores vêm mesclando esses dois universos”, disse o publicitário. “Ou os fundos de pensão se adaptam a essa realidade, ou perderão completamente o vínculo com seus participantes”.
Quem também deu destaque ao papel do marketing de relacionamento na relação das entidades com seus participantes e assistidos foi a especialista em marketing Lídia Fascioni. Lídia, que define marketing como “a arte de seduzir para casar”, disse que é necessário descobrir os valores de seu público para então oferecer-lhes o que se tem de melhor. “A comunicação hoje é vista como ponto chave e estratégico dentro das grandes empresas. Os relacionamentos precisam envolver os valores e emoções do público, não apenas as obrigações diárias. É preciso construir uma relação de longo prazo, como um casamento que se prolongará pela vida toda”.
O evento contou com cerca de 12 palestras, plenárias e estudos de caso ao longo dos dois dias de programação. A 7ª edição está prevista para maio de 2016.

Foto: Fundação Banestes