O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) apresentou ontem, dia 04, as novas propostas de ação da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF.

A Estratégia, que propõe promover e fomentar a educação financeira no país, define, por meio do Plano Diretor da ENEF, quais serão os próximos passos do programa e as ações a serem implementadas de modo a abranger diferentes segmentos e faixas etárias da população.

Entre os principais pontos da ENEF estão: I. Lançamento da Comissão Permanente, que tem como objetivo propor regras, parâmetros e orientações, bem como a execução direta de atividades necessárias à implementação da Estratégia; II. Estabelecimento, por meio de parceria, de instância para coordenação de iniciativas setoriais e transversais, públicas e privadas, integrantes da ENEF, sob a direção estratégica do CONEF; III. Utilização do selo ENEF para todas as iniciativas que contribuírem para a Estratégia.

No segundo semestre de 2011 será concluído o projeto piloto (programa transversal) de educação financeira, com atuação em 890 escolas de ensino médio e coordenado pelo Banco Mundial. Este projeto obteve um impacto positivo nos conhecimentos sobre economia e comportamento financeiro dos estudantes, interessados em aprender como investir e organizar suas finanças. Além disso, será desenvolvido o projeto de educação financeira básica para adultos, com a finalidade de auxiliar na formação financeira o cidadão.

Todos os objetivos, diretrizes, planos de ação e programas da Estratégia podem ser encontrados no Plano Diretor da ENEF e seus anexos, no site www.vidaedinheiro.gov.br . O portal da ENEF cadastrou, inicialmente, as experiências de educação financeira já existentes no Brasil, formando, com isso, um grande inventário nacional. Em pouco mais de um ano de funcionamento o site cadastrou 64 iniciativas educacionais, sendo que dessas ações, nove são promovidas por entidades integrantes do COREMEC – BACEN e CVM – e seis têm relação com a previdência.

O desenvolvimento de um projeto nacional de Educação Financeira partiu da iniciativa das entidades e dos órgãos integrantes do Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização (COREMEC), instituído pelo Decreto nº 5.685, de 25 de janeiro de 2006, com a finalidade de promover a coordenação e o aprimoramento da atuação das entidades d administração pública federal que regulam e fiscalizam as atividades relacionadas à captação pública da poupança popular. É composto pelo BCB, CVM, Previc e Susep. (Previc)