Como parte de uma política de revisão e contenção de custeios administrativos, e seguindo uma tendência global de economia e sustentabilidade, a Fundação Banestes de Seguridade Social decidiu suspender, a partir de janeiro de 2018, a impressão e remessa de informes de pagamento (contracheques) aos Aposentados e Pensionistas que ainda optavam por essa forma de recebimento.

Todos os contracheques continuarão sendo normalmente disponibilizados por meio eletrônico através do acesso à Área Restrita aqui no site da Fundação. Os procedimentos necessários aos que ainda não possuem o acesso estão descritos ao final desta matéria.

Mais do que uma ação ecológica, essa medida trará um impacto orçamentário positivo no processo de contenção de despesas da Baneses. Essa postura vem dando o ritmo às políticas administrativas em todo o Sistema Previdenciário do país. Um dos principais exemplos é o órgão do Regime Geral da Previdência Social, que já há algum tempo disponibiliza seu extrato do pagamento do benefício de aposentadoria apenas por meio eletrônico, no site do INSS, acessado através de senha individual cadastrada; além de algumas das grandes Entidades Fechadas de Previdência Complementar do país, que também vêm adotando a suspensão do envio de contracheques impressos aos seus assistidos.

Para a maioria dos Aposentados e Pensionistas da Baneses, que já obtêm o contracheque exclusivamente por meio eletrônico, nada vai mudar. Mas para aqueles que recebem apenas por correspondência, e que ainda não possuem cadastro de acesso à Área Restrita no site da Fundação, será necessário seguir os procedimentos abaixo.

Lembrando que, na Área Restrita da Fundação, o Aposentado ou Pensionista pode acessar seus demonstrativos de pagamento (contracheques), seus informes de rendimentos (para declaração do IRRF), solicitar empréstimos, etc. Além disso, pode participar com mais facilidade das campanhas de atualização cadastral, e até mesmo solicitar nova senha de votação durante os nossos processos eleitorais.

PASSO A PASSO PARA OBTER ACESSO À ÁREA RESTRITA DA BANESES:

1) Entre na página inicial do site da Fundação Banestes (www.baneses.com.br);

2) Logo na coluna à esquerda, clique em “formulários”;

3) Clique na opção “Termo para Criação de E-mail”;

4) Em seguida, no retângulo escrito Participante, preencha com o n° do seu CPF e clique em “entrar”;

5) Aparecerá uma tela com seus dados. Digite o seu endereço eletrônico (e-mail), atualize o seu número de telefone, e, em seguida clique em “confirmar”;

6) Imprima a página seguinte e assine-a;

7) Envie-nos ou traga aqui o formulário assinado o mais rápido possível (Av. Princesa Isabel, 574 – Ed. Palas Center, Bloco A, 16º andar – Centro, Vitória, ES. CEP 29019-900);

Quando o formulário chegar aqui, seu endereço eletrônico será cadastrado e você receberá um e-mail com um link para cadastrar sua senha.

Esse procedimento vai garantir mais segurança em seus dados, uma vez que seu formulário será registrado por um código de barras assim que chegar aqui na Fundação.

> Caso você já tenha um e-mail cadastrado, mas esqueceu a sua senha, basta clicar em “esqueci minha senha” abaixo do campo de login.

> Mas, se você quiser cadastrar um novo e-mail, é só acessar sua Área Restrita, clicar no menu “cadastro”, depois em “alterar e-mail”, e digitar o endereço de e-mail desejado.

> Agora, se você esqueceu sua senha e não tem mais acesso ao seu e-mail cadastrado para recuperá-la, será necessário cadastrar um novo e-mail, bastando seguir o mesmo passo a passo mencionado anteriormente.

Seguimos à disposição para outros esclarecimentos pelo número (27) 3383-1900 e pelo e-mail falecomagente@baneses.com.br.