O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário a previsão de salário mínimo de R$ 619,21 a partir de janeiro de 2012. Ele elogiou a fórmula de reajuste que garante ganho real ao piso nacional, mas lamentou a defasagem imposta às aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.
“O aumento dado ao salário mínimo corresponde a 2,4 vezes mais que o reajuste inflacionário que será dado aos aposentados e pensionistas”, comentou o senador, lembrando que esses segmentos amargam a falta de integralidade e paridade em relação ao pessoal ativo, além da redução nos benefícios pela aplicação do fator previdenciário.
Paim citou documento que recebeu do empresariado de Caxias do Sul (RS) tratando não só desse pleito, mas também da diminuição na diferença entre os benefícios pagos aos inativos e pensionistas dos setores público e privado.
Em conversa telefônica com o presidente da COBAP, o senador Paulo Paim confirmou sua presença no 20º Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, que neste ano acontece na cidade turística de Caldas Novas/GO. Impossibilitado de participar da abertura do evento (que será dia 20 de outubro), Paim estará na sexta-feira, dia 21, onde irá ministrar palestra aos congressistas. (Richard Casal – Cobap)