Da Redação (Brasília) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publica, nesta quarta-feira (12), edital com a relação de 3.353 aposentados e pensionistas, que realizaram o Censo Previdenciário por intermédio de procurador ou representante legal, e não foram localizados pelos pesquisadores do órgão. Mesmo com a atualização dos dados pelo procurador, o INSS precisa comprovar que o titular ainda está vivo. O edital será publicado nos jornais de grande circulação nos estados.
Os beneficiários devem ir à Agência da Previdência Social (APS), onde o benefício é mantido, para atualizar os dados e informar o endereço correto para que os servidores possam encontrá-los no endereço indicado. Os convocados, ou representante legal, têm prazo de 30 dias para fornecerem novo endereço para que o pesquisador realize uma nova visita.
Caso as informações sejam prestadas pelo procurador do titular, os servidores irão ao novo endereço indicado para nova pesquisa. Somente depois que o funcionário do INSS localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade. No caso de o próprio beneficiário comparecer à APS, o cadastro será normalizado imediatamente.
Os aposentados e pensionistas (ou seu representante legal) devem levar o CPF, documento de identidade com fotografia e o endereço correto da residência do titular do benefício. Depois desse prazo, eles têm ainda 90 dias para atualizar as informações. Se ao final desses 120 dias persistir a falta de informação, o benefício será cancelado.
O INSS já publicou, anteriormente, outros sete editais convocando beneficiários para concluir o Censo. No último, publicado em outubro, foram relacionados 6.324 aposentados e pensionistas que também não tinham sido localizados.
ACS/MPS: (61) 3317-5009/5039/5113