Clique aqui.

Aniversário da Fundação Banestes

O auditório da Fundação ficou lotado na comemoração dos 33 anos de vida da Fundação Banestes, na manhã desta segunda-feira, dia 11 de julho. Ex-diretores, membros dos conselhos, aposentados, funcionários, diretoria do patrocinador e da Fundação e as presenças do presidente do banco, Roberto Penedo e do Vice-Governador e Secretário de Educação, Lelo Coimbra.

A confraternização foi aberta com uma oração pelo aposentado Luiz Antônio Cardoso. O diretor superintendente, Leandro Tavares, agradeceu as presenças e convidou a todos para o café da manhã. O clima foi de reencontros, lembranças e muita alegria em poder comemorar a existência de uma instituição sólida como a Fundação Banestes.

Trinta e três anos de Fundação

Parabéns! Esta é a palavra que todos nós Participantes merecemos ouvir no dia 11 de julho, uma data tão especial. Parabéns pelos 33 anos de Fundação. Parabéns, principalmente, pela visão de futuro que nossos colegas banestianos tiveram na década de setenta quando, já naquele tempo, previram que seria inviável para o banco continuar suplementando a aposentadoria de seus empregados por muitos anos, situação que colocava em risco o próprio emprego de cada um. Era preciso um sistema seguro e de vida longa: a previdência privada. Com o apoio dos empregados foi criada a Fundação Banestes – o primeiro fundo de pensão do Estado.

Nosso privilégio está em fazermos parte de um grupo unido, consciente, certo de que somente poupando a longo prazo é possível ter uma aposentadoria tranqüila. E assim acontece na Fundação Banestes. Todos contribuímos, Participantes e Patrocinadores, visando um futuro mais seguro para toda a família.

A consciência da importância da previdência privada, foi o que motivou todos os Participantes a migrarem para o novo plano de benefícios implantado em 01 de maio de 1998, Plano II de Aposentadoria, na modalidade contribuição definida.

Nesse cenário, sem dúvida temos uma situação privilegiada, situação comum nas grandes empresas em todo o Brasil e no mundo desenvolvido. Privilégio que nós mesmos começamos a construir há trinta e três anos e que fomos aperfeiçoando ao longo do tempo. Há trinta e três anos tivemos essa consciência: não há outro caminho que não seja a previdência privada.

Essa é a nossa história. A história do maior fundo de pensão do estado em patrimônio.

Fatos Marcantes

11 de julho de 1972 – É aprovada, por unanimidade, em assembléia dos funcionários, a transformação da Caixa Beneficente em Fundação Banestes de Seguridade Social. A partir daí, todos os funcionários do Sistema Financeiro Banestes passaram a receber além do benefício do INSS, o benefício da BANESES. Naquela época, era uma visão de futuro.

15 de julho de 1977 – É editada a Lei 6435 disciplinando o funcionamento das entidades fechadas de previdência privada, submetendo-as à regulação e fiscalização do Ministério da Previdência e Assistência Social. O Estatuto da BANESES foi submetido ao Ministério da Previdência tendo sido aprovado através da portaria MTPS nº 1687, de 11/07/79.