Quem precisar acessar o site do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) para obter informações – como extratos de pagamento mensal e o documento para o imposto de renda – terá garantida a segurança de seus dados. A partir de agora, aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS precisarão inserir também seu nome e o número do CPF, além do número do benefício ou requerimento e data de nascimento. No mínimo três destes dados devem estar corretos para que a informação apareça para o usuário.
Desde 21 de novembro, ao solicitar o agendamento dos serviços disponíveis no Sistema de Agendamento Eletrônico (SAE), será obrigatória a digitação do nome, data de nascimento, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e do Número de Benefício (NB), requerimento ou protocolo, dependendo do serviço desejado.
Essa modificação está valendo para todos os serviços na internet que requerem sigilo de informação que somente interessa ao usuário e à Previdência Social. Com a mudança, não será mais exibida na tela a data de nascimento do beneficiário nos acessos ao site.
Essa é a primeira medida após o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em outubro, entre o Ministério, INSS e o Ministério Público Federal para garantir acesso seguro às informações sobre benefícios e proteger dados pessoais dos segurados. A próxima modificação, que aumentará ainda mais a segurança do usuário, será adotada no próximo ano. A partir de então, para realizar qualquer consulta no site, o segurado também terá que ter uma senha cadastrada, que poderá ser solicitada por meio da Central 135. (Todo Dia)