O mês de março/2020 foi muito crítico para a economia. Com o avanço do Covid-19 e a adoção de medidas de isolamento social pelos governos ao redor do mundo, as economias globais sofreram como um todo. Além disso, a disputa de preços de petróleo entre Arábia Saudita e Rússia e a impossibilidade de acordo quando da redução de produção fizeram com que os preços do barril de petróleo desabassem, piorando um cenário já fragilizado. Com isso, quase todas as classes de investimentos foram afetadas, inclusive a Renda Fixa. Esse cenário ficou ainda mais evidente no segmento de Renda Variável, impactado pela queda, de forma muita rápida, do índice Ibovespa em 29,90%.
Nesse contexto, os investimentos da Baneses foram afetados e, com isso, os planos fecharam o período com retorno negativo.
O Plano II, por conter 16% alocados em Renda Variável, teve uma rentabilidade com queda de 4,54%.
- Renda Fixa: 0,65%
- Renda Variável: -30,15%
- Estruturado: -0,98%
- Imobiliário: 0,79%
- Operação com participante: 1,23%
O Plano III finalizou o mês com -0,92%.
- FI Renda Fixa: -1,73%
- FI Multimercado Institucional: 0,06%
Já o PGA ficou com rentabilidade de -1,31%.
- FI Renda Fixa: -1,85%
- FI Multimercado Institucional: 0,57%
O processo de investimentos da Baneses é organizado, com foco em alocação estratégica (proporção ideal de títulos, ações e demais classes de ativos para o longo prazo), na seleção dos melhores ativos e gestores, aliado a uma cultura e filosofia de investimentos com visão de longo prazo, alicerçado em um forte arcabouço regulatório, que busca proteger os recursos de participantes ativos e assistidos.
Essa estratégia tem trazido resultados muito satisfatórios. Embora a queda observada durante este período historicamente desafiador traga desconforto, é importante destacar a rentabilidade do patrimônio do Plano II, que acumulou 14,87% em 2019, correspondente a 249,47% do CDI, e 64,60% de 2016 a 2019, correspondente a 156,38% do CDI. O Plano III, ainda incipiente, acumulou rendimento de 6,85% em 2019, correspondente a 115% do CDI, e 19,56% desde o seu início em 05/2017. O PGA, que possui uma alocação mais conservadora, cresceu 103% do CDI em 2019, e 41,30% entre 2016 e 2019, correspondente a 100% do CDI.
Outra resultante importante de nossa estratégia é a liquidez, que nos proporciona a capacidade de honrar os compromissos com normalidade e, também, aproveitar oportunidades de investimentos. Importante registrar que cerca de 60% da carteira do Plano II está alocada em títulos públicos federais marcados na curva e, ainda, os recursos do Plano III e do PGA estão alocados exclusivamente em fundos de Renda fixa e Multimercado.
Foram realizados, com a agilidade necessária, estudos para aferição da liquidez e da aderência da alocação dos nossos investimentos às condições esperadas em vista do cenário atual, para adequações. Em decorrência, os planos sofreram alterações na estratégia de fundos de crédito privado, e o Plano II adquiriu novas NTN-Bs ao longo de março e abril, aproveitando a abertura das taxas desses papéis.
O cenário à frente deve se manter desafiador. São esperados impactos recessivos sobre a atividade econômica e, por consequência, uma variação negativa do PIB neste ano. Assim, ainda que a Baneses esteja adotando estratégias para mitigação de riscos, inevitavelmente, os impactos dessa crise atingirão a rentabilidade dos investimentos.
O papel da Baneses é contribuir para a segurança e a proteção de seus participantes ativos e assistidos, buscando sempre promover o equilíbrio atuarial e financeiro dos planos. Nesse contexto, estamos estudando e realizando novas alocações em segmentos visando a rentabilidade associada à redução da volatilidade das carteiras. É importante agir com parcimônia, seguindo os critérios previstos na Política de Investimentos e visando o horizonte de longo prazo.
Lembramos àqueles que pretendem dar início ao recebimento do seu benefício mensal ou resgatar seus direitos totais na Baneses que o Regulamento permite ao Participante adiar essa decisão, podendo aguardar o momento que melhor lhe convier, permanecendo vinculado ao plano de benefícios após a rescisão contratual com o Patrocinador.
Assim, considerando o momento atual e os fatos aqui registrados, antes de qualquer decisão, entendemos ser importante que se faça uma análise criteriosa para o melhor exercício dos seus direitos na Baneses.
Caso queira esclarecimentos sobre quaisquer assuntos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo.
27 3383 1900 (dias úteis, das 13h às 16h)
falecomagente@baneses.com.br (dias úteis, das 9h às 18h)