A fila para obtenção da aposentadoria ou outro benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está diminuindo. Em setembro, 9,5 mil solicitações de todo o Estado estavam há mais de 45 dias em análise pela área técnica do INSS . Em janeiro o estoque em análise era de 21 mil pedidos, 54% a mais do que hoje.
Por lei, a Previdência pode levar no máximo 45 dias para responder ao segurado se vai conceder ou não o benefício – seja aposentadoria, pensão, auxílio-doença ou salário-maternidade, entre outros. Mas nem sempre o prazo é cumprido. Em julho o INSS anunciou que o objetivo é zerar as pendências até o fim do ano.
A diminuição da fila dos benefícios atrasados vem se intensificando desde que o Ministério da Previdência Social instituiu, em janeiro, a regra da aposentadoria em 30 minutos. Na prática, não cabe mais à pessoa que pleiteia o benefício provar o tempo pelo qual contribuiu, e sim à Previdência. Caso todos os dados cadastrais estejam corretos no sistema da Previdência quando o pedido for atendido, a liberação do benefício sai na hora.
Podem ser liberadas em meia hora a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e o salário-maternidade
A superintendência regional de São Paulo do INSS atribui a agilidade às ações de ‘desrepresamento’ dos benefícios em análise, que consistem em realocar servidores para postos com mais fila.
Nos postos
O atendimento com hora agendada e a maior agilidade contribuíram muito para o fim de um antigo problema nas agências do INSS: as enormes filas. No entanto, ainda há quem saia irritado de um posto. “Fiquei uma hora na fila para pegar a senha, depois tinha outra fila e desisti”, afirmou um contribuinte em frente à agência da rua Xavier de Toledo, no centro da capital que preferiu não se identificar. “O problema não é comigo, que sou jovem e posso ficar na fila, e sim com aquelas senhoras de idade esperando em pé por uma hora”, completou.
Tratava-se da fila para retirar senhas para o balcão de orientações e informações, onde dois estagiários deveriam atender. Uma das senhoras confirmou o problema, acrescentando que um dos funcionários estava fora do guichê. “Ficou mais de meia hora sem alguém aí. Cansei de esperar, mas consegui resolver minha questão”.
COMO ENTRAR COM O PEDIDO
Para pedir o benefício é preciso agendar o atendimento pelo site da Previdência (www.previdenciasocial.gov.br), pelo telefone 135 ou em uma agência
Cada benefício exige uma determinada documentação. Confira no site da Previdência.
Os arquivos do INSS valem como prova de contribuição. Caso haja dúvida, o INSS pode exigir a prova com outros documentos
Aposentadoria por idade e tempo de serviço, além do seguro maternidade, com documentos em dia, saem em 30 minutos.
Caso seu processo fique demore mais de 45 dias, entre em contato com a Previdência. Ligue no 135 e pergunte pela Ouvidoria, ou mande e-mail para ouvidoriagabinete@previdencia.gov.br (Paulo Darcie – Jornal da Tarde)