De acordo com a lei, os fundos de pensão podem aplicar até 8% de seu patrimônio em imóveis. A Fundação Banestes tem hoje aplicados 1,5%. Entretanto, outras alternativas de investimentos no setor estão despertando o interesse dos investidores, como Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) e Fundos de Investimentos em Participações (FIP). Os grandes fundos de pensão como Previ e Funcef já investem neste segmento, como shoppings centers e construção de obras de infraestrutura, ou seja, aplicam na construção de estradas, fazem investimentos em energia elétrica, além de outras obras. Agora, é a vez de fundos de pensão menores também refletirem sobre essa possibilidade.

A BANESES tem estudado esses dois investimentos. No final de junho, acompanhou uma apresentação do Banco Pactual, um banco com grande experiência na captação e investimento na área de construção e outros segmentos.

Já no dia 13 de julho, será a vez do  Pátria Investimentos falar à BANESES sobre o P2 Brasil, o fundo criado por eles em parceria com a empresa de engenharia  Promon para captação de recursos destinados à infraestrutura. A apresentação será às 15 horas no auditório do Banestes, 10º andar do bloco “B”.

A palestra será aberta aos interessados no assunto e irão participar,  além da diretoria executiva da BANESES, seus conselheiros e o comitê técnico.