A eleição para o Conselho Fiscal da nossa Fundação Banestes, que terminou semana passada, além de reforçar a transparência e o caráter democrático do processo, teve ainda dois importantes pontos positivos, o aumento do número de participantes que votaram e a preferência, cada vez maior, pelo voto via internet.

Para a BANESES é uma enorme satisfação ver seus associados, ativos e assistidos, participando mais ativamente do processo de escolha de representantes nos Conselhos. Dos 4 mil e 200 participantes, 58,6% votaram, um aumento de 16,5% em relação a eleição do ano passado. É uma prova de que a maioria está acompanhando a gestão do fundo de pensão e exercendo seu direito.

Todos os Conselheiros, eleitos e indicados pelo patrocinador já estão devidamente empossados. São eles:

Ricardo Gobbi – Efetivo eleito

Eliégina Wagna – Suplente eleita

Ronaldo Hoffmann – Efetivo indicado pelo Patrocinador

Maria Elizabeth Tesch – Suplente indicada pelo Patrocinador

Assim, o Conselho Fiscal passou a ter a seguinte composição, a partir de 30.04.2012:

– Marilene Bertoni (Presidente)

– Ricardo Gobbi

– Maria Aparecida Gonçalves da Silva

– Ronaldo Roffmann

Voto via Internet

O voto eletrônico, mais uma vez, foi o preferido. Dos 2.371 participantes que votaram mais de 90 % preferiram o voto via internet. Menos de 10 % votaram via Correios utilizando a cédula impressa. É a confirmação de uma tendência que começou em 2002 quando a Fundação Banestes introduziu o voto via internet em seus processos eleitorais. Desde então, vem crescendo a preferência pelo voto prático, rápido e menos dispendioso que a internet possibilita.

Para todos nós é uma tranquilidade a consolidação desta preferência, pois o Conselho Deliberativo já aprovou em 09.02.2012 o uso exclusivo do voto eletrônico para as próximas eleições. Não haverá mais envio de cédula impressa para voto via Correios. A alteração contribui para a rapidez na apuração dos votos e, principalmente, na economia para a BANESES que não terá mais o custo do kit de votação enviado às residências dos participantes. Além disso, é uma atitude sustentável.

Então, na eleição para o Conselho Deliberativo a ser realizada em 2013, somente teremos votos via internet.