Os brasileiros ainda não possuem o hábito de poupar. É o que mostrou uma recente pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) ao constatar que, em média, apenas 20% da população faz algum tipo de economia. Quando o assunto é aposentadoria, os dados são ainda mais preocupantes. Somente 7% dos brasileiros investem em um plano de previdência.

Entretanto, os funcionários do Banestes estão bem resguardados. A Previdência Privada faz parte da política de RH da instituição. O banco é o Patrocinador e a Fundação Banestes de Seguridade Social – BANESES é a responsável pelos  investimentos do patrimônio de seus participantes, de forma a garantir uma aposentadoria tranquila. O Plano atual de Previdência, o Plano II, encontra-se fechado para novas adesões. No entanto, o Plano III está sendo desenvolvido e a expectativa é de que esteja disponível no início do segundo semestre. Mas e os novos funcionários do banco, como ficam até lá?

Foi o que esclarecemos em uma apresentação para mais de 40 novos banestianos nessa última terça-feira, dia 11, onde eles puderam conhecer um pouco sobre a Fundação e o que fazer até que o Plano III esteja disponível. E a palavra é: poupar! Isso porque o Banco irá manter a paridade de até 7% do salário investido retroativo aos meses em que começaram a trabalhar. Ou seja, começando a poupar agora o valor das suas contribuições, assim que o novo Plano sair os novos empegados poderão efetuar as suas contribuições retroativas juntamente com o Banestes.

Quem não pensou duas vezes em aproveitar essa oportunidade é a nova Técnica Bancária do Banestes, Érica Lemke Lorenzoni. “Agora sabemos que só com o INSS não é fácil ter uma boa aposentadoria, e que a Previdência Complementar é altamente necessária por conta do aumento da expectativa de vida. Com certeza irei aproveitar essa oportunidade que o Banco está nos dando e guardarei meu dinheiro para investir assim que o novo Plano estiver disponível”.