A Fundação Banestes de Seguridade Social – Baneses divulgou, nesta segunda-feira (19), os índices de reajuste dos benefícios de seus aposentados e pensionistas, válidos a partir deste mês de setembro (2022). Confira:

05 índices de reajuste diferentes? Saiba o porquê mais adiante nesta matéria.

REAJUSTE PLANO II

(Benefícios originados das reservas constituídas a partir de 01/05/1998):

6,9845% para as aposentadorias iniciadas a partir de fevereiro de 2021;

6,4751% para as aposentadorias iniciadas a partir de fevereiro de 2020;

5,9705% para as aposentadorias iniciadas a partir de abril de 2019;

5,7199% para as aposentadorias iniciadas a partir de janeiro de 2014;

5,4706% para as aposentadorias iniciadas até dezembro de 2013.

REAJUSTE PLANO I

(Benefícios originados das reservas constituídas até 30/04/1998):

4,8448% para as aposentadorias iniciadas a partir de fevereiro de 2021;

4,3455% para as aposentadorias iniciadas a partir de fevereiro de 2020;

3,8510% para as aposentadorias iniciadas a partir de abril de 2019;

3,6055% para as aposentadorias iniciadas a partir de janeiro de 2014;

3,3612% para as aposentadorias iniciadas até dezembro de 2013.

DADOS DO PERÍODO

Os principais índices que apontam qual será o reajuste possível para o ano, de uma forma resumida, são o IGP-DI e a rentabilidade dos investimentos relativos ao período de setembro do ano anterior a agosto do ano vigente.

Período: setembro de 2021 a agosto de 2022;

Rentabilidade do patrimônio: 11,7988%;

IGP-DI: 8,6545%;

IPCA: 8,73%;

Resultados da Baneses

As gestões administrativa e financeira dos Planos da Baneses são bem executadas, com destaque no cenário nacional, apresentando rentabilidade acima da média alcançada pelos planos do mesmo tipo, isto é, de Contribuição Variável (CV).

Neste sentido, o Plano II de aposentadoria apresenta o seguinte desempenho:

Sem contribuições adicionais

Há que destacar também que, somente na última década, a Taxa de Juro da Meta Atuarial foi reduzida de 6,00% a.a. para 4,50% a.a., e por duas vezes alteramos Tábuas de Mortalidade. Tais ajustes geraram necessidades atuariais totais de aproximadamente R$ 211 milhões, dos quais 198 milhões relacionam-se aos Assistidos.

Mas, devido ao ótimo trabalho realizado ao longo dos anos, em nenhum momento foi necessário estabelecer contribuições adicionais para satisfazer essas necessidades. Excelente!

Entendendo os números

O cenário que o país e o mundo atravessam é de incertezas, de recessão da atividade econômica, impactado, sobretudo, pelas consequências da pandemia do coronavírus, do clima e da guerra, com alta da inflação, afetando os investimentos.

E o efeito da inflação tem sido impactante, pois pouco adianta ter uma Taxa Selic elevada se a inflação está igualmente elevada, reduzindo o poder de compra do dinheiro.

Pelo gráfico seguinte, podemos verificar que há vários anos a taxa de juro real (linha preta), que precisamos para honrar os compromissos já firmados (aposentadorias já concedidas), tem ficado aquém dos patamares das necessidades da Baneses, inclusive em 31/08/2022. Recentemente ficou negativo, por quase 02 anos: julho/2020 a abril/2022.

05 índices de reajuste? Entenda

Como você viu no início desta matéria, divulgamos 05 (cinco) índices de reajuste para cada Plano, e aqui vamos explicar melhor o motivo.

Resumindo, de acordo com o Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Baneses, para definir o valor inicial do benefício de aposentadoria, leva-se em consideração não só o montante da reserva acumulada pelo Participante, como também a estimativa de juros reais com que serão remunerados os investimentos nos anos vindouros; ou seja, com base na realidade, segundo o momento.

À medida em que a realidade vai mudando, devido aos impactos decorrentes das variações na economia, vamos nos adaptando e estabelecendo os compromissos com base no novo cenário, isto é, com base em nova Taxa de Juro da Meta Atuarial. Assim, há valores iniciais de benefícios concedidos sob efeito de variadas taxas de juros.

Em consequência: quanto maior a Taxa de Juro da Meta Atuarial, maior o valor inicial do benefício; porém, ao longo do tempo, menores serão os reajustes anuais. Podemos constatar que os benefícios iniciados até 2013 tem um reajuste menor, porque naquela época as taxas de juros eram maiores. 

Solidez

As oscilações socioeconômicas e o aumento da longevidade representam um enorme desafio para o sistema de previdência complementar no mundo todo, e é justamente nessa estrada que devemos caminhar com solidez.

A Baneses seguirá trabalhando firme na proteção e no fortalecimento do Patrimônio de todos os seus Participantes e Assistidos, empenhada numa gestão técnica, responsável e transparente, buscando corresponder à expectativa de cumprimento das obrigações.