A Fundação Banestes de Seguridade Social – Baneses divulgou, nesta sexta-feira (17), os índices de reajuste dos benefícios de seus aposentados e pensionistas, válidos a partir deste mês de setembro (2021). Confira:

04 índices de reajuste diferentes? Saiba o porquê mais adiante nesta matéria.

REAJUSTE PLANO II

(Benefícios originados das reservas constituídas a partir de 01/05/1998):

9,6877% para as aposentadorias iniciadas até dezembro de 2013;

9,9470% para as aposentadorias iniciadas a partir de janeiro de 2014;

10,2075% para as aposentadorias iniciadas a partir de abril de 2019;

10,7323% para as aposentadorias iniciadas a partir de fevereiro de 2020.

REAJUSTE PLANO I

(Benefícios originados das reservas constituídas até 30/04/1998):

7,4939% para as aposentadorias iniciadas até dezembro de 2013;

7,7480% para as aposentadorias iniciadas a partir de janeiro de 2014;

8,0033% para as aposentadorias iniciadas a partir de abril de 2019;

8,5176% para as aposentadorias iniciadas a partir de fevereiro de 2020.

Bons resultados!

Novamente, uma grande conquista! O reajuste do Plano II foi superior à inflação oficial do país, o IPCA, de 9,68% acumulado de setembro/2020 a agosto/2021.

O período 2020 e 2021 foi e ainda permanece difícil. Com a pandemia de Covid-19, a economia global foi muito afetada. E os fundos de pensão também sentiram os impactos. As taxas de juros nunca foram tão baixas. A taxa Selic, que representa os juros básicos da economia brasileira, finalizou 2020 em apenas 2% a.a. e atualmente está em 5,25%a.a. Quando comparada ao IPCA (9,68%), os juros reais são negativos.

Contudo, as estratégias de preservação de capital e diversificação adotadas nas carteiras da Fundação, somadas a uma Política de Investimentos bem estruturada, permitiram à Entidade, mesmo em meio a uma crise global sem precedentes, adequar a sua estratégia, selecionar novos investimentos e contornar os impactos imediatos. Como resultado, a Rentabilidade do Patrimônio alcançou 16,26% no período setembro/2020 a agosto/2021. Um resultado para se comemorar! A renda fixa e a renda variável tiveram a maior contribuição na composição da rentabilidade conforme carteira:

É importante lembrar que agora iniciamos um novo ciclo, e os desafios serão maiores em 2022. Essa história contamos no próximo ano.

Sem contribuições adicionais

Os estudos têm evidenciado que o grupo de Participantes (Ativos) e Assistidos (Aposentados e Pensionistas) da Baneses estão vivendo mais. Que bom!

Mas se, por um lado, viver mais é uma dádiva, essa nova realidade de longevidade, associada às variações da economia e baixas taxas de juros, impacta a todos, pois exige ajustes nas provisões atuariais e nas reservas, podendo, em consequência disso, haver o estabelecimento de contribuições para o equilíbrio do Plano.

Somente na última década, a Taxa de Juro da Meta Atuarial foi reduzida de 6,00% a.a. para 4,50% a.a., e por duas vezes alteramos Tábuas de Mortalidade. Tais ajustes geraram necessidades atuariais totais de aproximadamente R$ 211 milhões, dos quais 198 milhões relacionam-se aos Assistidos.

Mas, devido ao ótimo trabalho realizado ao longo dos anos, em nenhum momento foi necessário estabelecer contribuições adicionais para satisfazer essas necessidades. Excelente!

04 índices de reajuste? Por quê?

Como você viu no início desta matéria, divulgamos 04 (quatro) índices de reajuste para cada Plano, e aqui vamos explicar melhor o motivo.

Resumindo, de acordo com o Regulamento do Plano II de Aposentadoria da Baneses, para definir o valor inicial do benefício de aposentadoria, leva-se em consideração não só o montante da reserva acumulada pelo Participante, como também a estimativa de juros reais com que serão remunerados os investimentos nos anos vindouros; ou seja, com base na realidade, segundo o momento.

À medida em que a realidade vai mudando, devido aos impactos decorrentes das variações na economia, vamos nos adaptando e estabelecendo os compromissos com base no novo cenário, isto é, com base em nova Taxa de Juro da Meta Atuarial. Assim, há valores iniciais de benefícios concedidos sob efeito de variadas taxas de juros.

Em consequência: quanto maior a Taxa de Juro da Meta Atuarial, maior o valor inicial do benefício; porém, ao longo do tempo, menores serão os reajustes anuais.

Ficou mais claro agora?

Disposição

Seguiremos firmes! Nosso papel é contribuir para a segurança e a proteção dos Participantes e Assistidos, visando corresponder à expectativa de cumprimento das obrigações, trabalhando firmes na proteção e no fortalecimento do Patrimônio dos planos da Baneses, com uma gestão responsável, transparente e cercada de todo o amparo técnico e regulatório.

Sempre com toda a seriedade e pensamentos positivos. Cuidem-se bem e cuidem daqueles que os cercam. Isso tudo vai passar! Em caso de dúvidas específicas, você pode enviar e-mail para falecomagente@baneses.com.br, ou ligar para (27) 3383-1900.