História – O marco da Previdência Social brasileira é a publicação, em 24 de janeiro de 1923, da Lei Eloy Chaves, que determinou a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Antes disso, porém, várias conquistas trabalhistas, alcançadas por diversas categorias profissionais, desde 1888, já tornavam necessária a criação de uma legislação previdenciária.
Nesses 85 anos, a Previdência passou por várias fases, como a das caixas de aposentadorias e pensões, a dos institutos de aposentadorias e pensões, a do INPS, até chegar aos atuais Ministério da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Previdência Social se transformou em um dos maiores distribuidores de renda do país, protegendo aposentados, pensionistas e demais beneficiários, incluindo seus dependentes.
Em todo o país, o órgão paga mensalmente, e em dia, 25,2 milhões de benefícios, que totalizam cerca de R$ 14 bilhões em aposentadorias, pensões e auxílios.
Os serviços da Previdência, além de terem crescido muito nesses anos, também se modernizaram e tornaram-se mais acessíveis à população. Um exemplo disso são os serviços oferecidos ao público pelo site da Previdência na Internet (www.previdencia.gov.br) e pela central de atendimento 135.
Dia do Aposentado – Além do aniversário da Previdência Social, também será comemorado na quinta-feira o Dia do Aposentado. No país, são 13,8 milhões de aposentados, o que representa quase 8% da população brasileira. A economia de muitas cidades do país só sobrevive graças à renda mensal recebida por esses aposentados. Em 65% dos municípios, o repasse da Previdência para pagamento de aposentadorias e pensões supera os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Fonte: www.previdencia.org.br