Objetivo é fortalecer e aperfeiçoar sistema de previdência complementar brasileiro.
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc assinou ontem (09/02) um acordo de cooperação técnica com a Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS). O principal objetivo desse convênio é promover ações que levem ao aperfeiçoamento do sistema de previdência complementar brasileiro.
O diretor superintendente da Previc, Ricardo Pena, ressaltou a importância dessa parceria para a Previc. “É com muita satisfação que entramos para o quadro da Organização, e esperamos que essa parceria possa render muitos frutos para os dois lados”, avaliou.
Segundo Baldur Schuber, representante da OISS no Brasil, “para a OISS é uma imensa satisfação ter um órgão como a Previc, que está firmando posição no Brasil e no cenário internacional, como membro e colaborador”.
ACORDO – O acordo de cooperação prevê a realização de estudos, pesquisas e análises sobre questões de interesse comum para os membros; a participação da autarquia, na qualidade de membro afiliado e por convite, nas conferências e reuniões organizadas sobre temas relevantes para o setor; formação, capacitação e treinamento de pessoal; troca de informações e de documentação; realização de visitas técnicas com o objetivo de trocar experiências entre os países e organizações da OISS; organização e realização de eventos, congressos, seminários e reuniões; e assessoria técnica.
Com esse acordo, a Previc, representada pelo seu diretor superintendente, presidirá a Comissão de Fundos de Pensão, formada pelos membros da OISS. Nessa Comissão são discutidos temas de grande relevância para os fundos de pensão ibero-americanos. (Inaiá Sant’Ana de Menezes – Previc/AssPreviSite)