Com o crescimento das taxas de juros no mercado financeiro do país nos últimos meses, as expectativas de resultados dos investimentos dos fundos de pensão aumentaram. Neste novo cenário, a Fundação Banestes de Seguridade Social decidiu apresentar à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) um estudo técnico para manutenção da taxa de juros da meta atuarial do Plano II de Aposentadoria em 5,75% ao ano, também a partir de 2015.
Com a proposta de realização do estudo técnico, apresentada pela Diretoria Executiva e referendada pelo Conselho Deliberativo da Fundação, e considerando as perspectivas favoráveis de aprovação, os valores da simulação dos benefícios de aposentadoria da BANESES passarão a ser calculados com os atuais 5,75%, também a partir de 2015, utilizando as informações individuais do Participante e a tábua de mortalidade AT 2000, segregada por sexo.
Caso a PREVIC não aprove o referido estudo, a projeção dos valores simulados voltará a ser calculada com a redução anual de 0,25% da taxa de juros da meta atuarial, até atingir os 4,5%, em 2018, conforme atualmente previsto na legislação.