Participantes, assistidos e colaboradores compareceram ao auditório da Baneses.

50 anos! Meio século de vida.

A data não poderia ser mais festejada. Afinal, a Fundação Banestes de Seguridade Social (Baneses) carrega no DNA e na história os pilares de solidez e longevidade.

O dia 11 de julho de 2022 foi marcado pela emoção e pela alegria na Baneses. Em seu auditório, a Entidade testemunhou o reencontro de gerações, amizades e relembrou boas histórias. Aposentados, pensionistas, participantes da ativa, diretores, ex-diretores, conselheiros, colaboradores, todos reunidos para celebrar a Fundação.

“É um orgulho fazer parte dessa história”, disse Carla Barreto, diretora superintendente da Baneses. Nem mesmo um contratempo impediu Carla de marcar sua presença por uma transmissão remota. “Ver esse auditório cheio, comemorando o que é nosso, me enche de alegria”.

A diretora superintendente Carla Barreto em participação remota.

Um momento de grande emoção foi o depoimento dos primeiros diretores da Fundação. Entre recordações que a memória se recusa esquecer, persiste o sentimento de gratidão por, naquele 11 de julho de 1972, ter sido tomada a decisão da criação da Baneses – afinal, 50 anos depois, são pagos, mensalmente, mais de R$ 11 milhões em benefícios de aposentadoria e pensão aos mais de 2.500 Aposentados e Pensionistas.

“Eu serei eternamente grato a todos os envolvidos na criação da nossa Fundação”, disse, emocionado, o Sr. Joelson Tristão de Souza, ex-conselheiro curador do primeiro Conselho de Curadores da Baneses.

Outros membros da primeira formação de diretoria e conselhos da Baneses que estavam presentes foram os Srs. Antônio Jorge Rocha, Cinésio de Almeida, Emanuel Pinto de Alvarenga e Hilton Azevedo Costa.

Joelson Tristão de Souza, ex-conselheiro curador do primeiro Conselho de Curadores da Baneses.
Membros (e familiares) da primeira formação de diretoria e conselhos da Baneses.

Quem também não deixou de comparecer foi o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, representando todos os patrocinadores. Amarildo reforçou a importância da Fundação para o fortalecimento do Sistema Financeiro Banestes, de seus funcionários e familiares.

“Poder contar com a Baneses é um benefício enorme. É o que nos garante mais segurança na aposentadoria. Estou feliz em fazer parte desse momento”, disse Amarildo.

O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.

O evento também contou com depoimentos de importantes entidades representativas, como a presidente da Banespar, Maria José Marcondes Pimenta, e o secretário geral do Sindibancários/ES, Jonas Freire Santana.

Outros que estiveram presentes foram os membros do Conselho Deliberativo, como a presidente Karla Ramalhete, Marcos Vinícius Nunes Montes (atual diretoria do Banestes), Júlio Cesar Gomes e Laci Carvalho (ex-diretor da Baneses); da Banescaixa, representada pelo superintendente Benedito de Jesus Pimentel; da Banestes Seguros, como o diretor presidente Rômulo de Souza Costa e Jussara Gonçalves Vieira (ambos ex-diretores superintendentes da Baneses); da Faeces, representada pelo diretor Luiz Carlos Cotta; da Preves, como o diretor Alexandre Neves e a diretora Leila Casagrande; do IPAJM, representado pela diretora administrativa Sônia Casotti; outros ex-diretores da Baneses, como Réveles Belarmino dos Santos (atual DTVM), Fernando Valli Cardoso (atual diretoria do Banestes) e Ubaldo Wandelino Bremenkamp; além do corpo de empregados e colaboradores da Fundação.

O diretor de seguridade Ricardo Gobbi encerrou as falas enaltecendo os feitos da Baneses ao longo dessas 5 décadas. “É um orgulho fazer parte de uma Entidade que está acima da média nacional. Nunca atrasou uma aposentadoria sequer. O nosso patrimônio seguirá sendo muito bem cuidado”, concluiu o diretor, que justificou, ainda, a ausência involuntária da diretora de investimentos, Katya Elvira Paste.

O diretor de seguridade da Baneses, Ricardo Gobbi, encerrando a cerimônia.

Por fim, Ricardo reuniu todos para uma oração de agradecimento a Deus e puxou as palmas de “parabéns” pelo aniversário da Fundação.