40 anos de comprometimento com nossos participantes.
No dia 11 de julho, a Fundação Banestes irá comemorar mais um aniversário. São 40 anos de muitas conquistas e crescimento. A solidez da instituição e o comprometimento com seus participantes são destaque nessa relação de tantos anos. Uma relação de confiança que começou em 1972 com um grupo de banestianos visionários, colegas banestianos que já, naquele tempo, previram que seria inviável para o banco continuar suplementando a aposentadoria de seus empregados por muitos anos, situação que colocava em risco o próprio emprego de cada um. Era preciso um sistema seguro e de vida longa: a previdência privada. Com o apoio dos empregados foi criada a BANESES – o primeiro fundo de pensão do Estado.
Hoje somos mais de 4 mil participantes, um grupo unido, consciente, certo de que somente poupando a longo prazo é possível ter uma aposentadoria tranqüila. E assim acontece na BANESES. Todos contribuímos, Participantes e Patrocinadores, visando um futuro mais seguro para toda a família.
Na opinião da atual diretora-superintendente, Jussara Vieira, são 40 anos de um casamento feliz, onde a base é o equilíbrio. “Perseguir o equilíbrio é garantir a sustentabilidade e a Fundação Banestes é incansável na busca desse equilíbrio, seja, nos investimentos, nos benefícios ou na relação com nossos Participantes. Afinal precisamos ser sustentável”, afirma a superintendente.
Fatos Marcantes
11 de julho de 1972 – É aprovada, por unanimidade, em assembléia dos funcionários, a transformação da Caixa Beneficente em Fundação Banestes de Seguridade Social.
A partir daí, todos os funcionários do Sistema Financeiro Banestes passaram a receber além do benefício do INSS, o benefício da BANESES. Naquela época, era uma visão de futuro.
15 de julho de 1977 – É editada a Lei 6435 disciplinando o funcionamento das entidades fechadas de previdência privada, submetendo-as à regulação e fiscalização do Ministério da Previdência e Assistência Social. O Estatuto da BANESES foi submetido ao Ministério da Previdência tendo sido aprovado através da portaria MTPS nº 1687, de 11/07/79.
09 de fevereiro de 1998 – Aprovadas as mudanças no estatuto que permitiram a implementação do novo plano de benefícios da BANESES.
1º de maio de 1998 – Implementação do novo plano de benefícios, o plano II, de Contribuição Definida, com a migração total dos participantes. A Fundação ganhou equilíbrio atuarial, situação que permanece até hoje.
Clique aqui e conheça nossos ex-presidentes
A palavra do nosso primeiro presidente
Laerte Antônio Soares
“ A Baneses resulta de iniciativa assistencial de longe a mais importante do Sistema Banestes. É marco divisor da história do funcionalismo. Por mais importante que seja a empresa empregadora, o fundo de pensão se reveste de significado ainda maior para o participante, seguindo-o pela vida até à morte, na assistência aos seus familiares”.