Há vários meses, a Baneses vem utilizando seus canais de comunicação para envolver os participantes em uma discussão nacional: a necessidade dos fundos de pensão ajustarem a meta atuarial ao novo cenário de juros baixos.
O assunto esteve presente nas últimas edições do Informativo Baneses, em artigos e vídeos nos sites da Fundação e em palestras realizadas na Fundação, em Cachoeiro, Colatina e São Mateus.
A Baneses tem discutido incansavelmente o tema com os conselheiros. Redução de meta atuarial é assunto sério, envolve adequar realidade atuarial a recursos futuros. Decidir a melhor forma ou a menos onerosa para os participantes e patrocinadores, é a grande preocupação da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo.
Entre algumas opções estão: uso do superávit (se houver); desembolso de participantes e patrocinadores, e a criação de um novo plano de aposentadoria para reduzir a possibilidade de novos déficits. O que for decidido deve ser legal e deve visar manter o equilíbrio do plano.
As discussões continuam. Caberá ao Conselho Deliberativo dar a palavra final. Apesar da urgência, temos certeza que a decisão será a melhor para todos.