Com o envio de circular na segunda-feira, 20, ao quadro associativo, a ABRAPP deu início à mais ampla Pesquisa sobre Governança Corporativa nos Fundos de Pensão, uma iniciativa que vai mostrar de forma abrangente e profunda a visão e as práticas de nossas associadas relativamente ao tema. Realizada pela Deloitte com apoio institucional da ABRAPP, sua importância é absolutamente clara, uma vez que muito poderá contribuir para orientar conquistas futuras, sendo a participação ativa do maior universo possível de fundos de pensão naturalmente determinante para garantir tal êxito.

Os fundos de pensão são defensores da melhor gestão por três razões muito evidentes: o fato de constituírem um sistema totalmente dependente da credibilidade que inspira, em segundo lugar a circunstância de na qualidade de grandes investidores terem muito a ganhar com os resultados de empresas administradas com o máximo de transparência e sucesso e, em terceiro lugar, os benefícios trazidos para a gestão das próprias entidades. Nesse sentido, sabemos com certeza, que as nossas associadas defendem uma governança ampla e comprometida com as melhores práticas.

Por isso mesmo a ABRAPP está certa do sucesso da pesquisa, cujos resultados, a serem divulgados durante o 30º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, a realizar-se em Curitiba, no período de 30 de setembro a 2 de outubro, só poderão nos ajudar a avançar ainda mais.
E participar requer pouco tempo, dado que os 17 enunciados são apresentados objetivamente em formulário on line para facilitar as respostas, que serão recebidas  em banco de dados específico,  com  toda  a garantia de  sigilo, até o dia 5 de agosto de 2009.

Os dados serão divulgados de forma consolidada, abrangendo todo o universo pesquisado, para assegurar a privacidade das associadas, sendo que  esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com o Abrapp Atende por meio dos telefones (11) 3043-8783 / 8784/ 8785.

Fonte:(Diário dos Fundos de Pensão)