Esta é uma oportunidade que a Fundação Banestes está oferecendo aos participantes com empréstimos firmados até agosto de 2008 e que têm diferentes formas de cálculo da prestação.

Com a migração para a circular 110,  o tomador de empréstimo tem a chance de optar por um índice de atualização dos contratos com menor oscilação mensal. A outra vantagem é que, em vários casos, ocorre a redução da taxa fixa de juros de 0,75%  para 0,65% ao mês.

Explica-se:

As  circulares anteriores a setembro de 2008 têm metodologias de cálculos diferentes,  as quais podem  provocar variações abruptas nas prestações mensais, ocasionando, às vezes, desequilíbrio no orçamento do participante. Já a circular 110, baseada na correção do IGP-M mais juros de 0,65%, tem uma metodologia que distribui o impacto do IGP-M ao longo do período do empréstimo, resultando em pequenas alterações nas parcelas mensais, de forma a permitir um controle maior do valor das prestações. 

Os empréstimos nas modalidades das circulares 104 e 105 são os mais propensos a obterem vantagens com a migração.

Você mesmo pode conferir os diferentes índices de reajustes, de acordo com cada circular, disponíveis  no quadro demonstrativo de taxas que está aqui no site da Fundação Banestes, no link http://www3.baneses.com.br/documentos/taxas_emprestimos.pdf

Mas antes de optar, faça as contas.

Antes de decidir em ajustar seu contrato às regras da circular 110, faça uma simulação aqui no site da Fundação*. Cada contrato é um caso diferente e, dependendo do número de prestações que estejam faltando para liquidar o empréstimo e o saldo devedor, talvez não seja vantagem migrar, porque ao optar pela 110 será cobrado, novamente,  o IOF –Imposto sobre Operações Financeiras. 

Então, estude seu caso e, se valer a pena, mude para a circular 110.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Fundação.

* Para simular a Migração de Contrato de Empréstimo no site é preciso acessar a área restrita com CPF e senha. Já na área restrita, clique em Empréstimo e, em seguida, Solicitação de migração.