B A N E S E S



 
   
   
 
     
   

 

Baneses
  Quem somos  
     
 

Fundada no dia 11 de julho de 1972, a Fundação Banestes de Seguridade Social (BANESES) é uma entidade fechada de previdência privada, sem fins lucrativos, que tem como missão maior garantir a seus participantes e dependentes a aposentadoria com qualidade de vida. Pioneira no segmento de previdência privada do Estado do Espírito Santo é uma das mais antigas do país.

A Fundação Banestes de Seguridade Social (BANESES) surgiu a partir da Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), que tinha por objetivo oferecer empréstimos e auxílios aos funcionários do banco. Nessa época, a complementação de aposentadoria para esses funcionários ficava sob a responsabilidade do próprio Banestes.

A partir da iniciativa da diretoria da Caixa Beneficente e do Banestes, nasceram os estudos para a implantação de um fundo de pensão que garantisse, com maior segurança e estrutura, benefícios aos seus participantes e dependentes. Finalizado os estudos e aprovado por unanimidade, em assembléia geral dos funcionários, a Caixa Beneficente foi transformada no que hoje é a Fundação Banestes de Seguridade Social – BANESES.

A trajetória da Fundação é marcada pela busca constante da valorização do patrimônio para a garantia dos benefícios de seus participantes. Diversos avanços foram efetivados no decorrer desses anos, como a consolidação da estrutura da Fundação, o aumento do quadro de participantes e negociações para o aprimoramento dos contratos. Os investimentos e reestruturações da Fundação acompanham as tendências e necessidades dos fundos de pensão e garantem à instituição a sua perenidade. Novos participantes, novos conceitos e novas estratégias fazem com que nossa história seja escrita com valores que agregam à certeza de um futuro tranqüilo a todos os participantes.

 
     
  A Regulamentação  
     
 

Em 15/07/77 foi editada a Lei 6435, que veio a disciplinar o funcionamento das entidades de previdência privada, submetendo-as à regulação e fiscalização do Ministério da Previdência Social. Hoje as entidades de fechadas de previdência complementar, como a BANESES, são reguladas pelas leis complementares 108 e 109, ambas de 29/05/2001.

 
 
Um novo Plano de Benefício
 
     
 

O dia 01 de maio de 1998 marcou o início de um novo momento na história da BANESES. Naquela data, entrou em vigor o novo Plano de Benefícios: o Plano de Contribuição Definida (Plano II de Aposentadoria da BANESES), em substituição ao Plano de Benefício Definido. Posteriormente, em 2005, seguindo a normatização definida pela Resolução CGPC n.º 16, de 22/11/2005, o Plano II de Aposentadoria da BANESES passou a ser identificado na modalidade de Plano de Contribuição Variável.

O processo de mudança começou um ano antes com estudos para alterar o Estatuto e o Regulamento da Fundação Banestes, uma necessidade diante do desequilíbrio atuarial em que a instituição se encontrava. Com a aprovação da então Secretaria de Previdência Complementar, a BANESES entrou para o grupo dos grandes fundos nacionais que optaram pelo Plano de Contribuição Variável.

 
 
. Galeria de ex-presidentes